Esse projeto foi feito como parte do processo seletivo para entrar na
empresaNetshow.me,oobjetivo era desenvolver um formulario do contato, mas não apenas fazê-lo funcionar
e sim usar oprojetopara demonstrar os meus conhecimentos.
Desenvolvi um projeto em Laravel usando o React, TypeScript, banco de dados com
SGBD MySQL e um servidor de e-mails falso Mailhog.
Também foi usado o Docker para montar uma infraestrutura contendo um servidor Node para
transpilar o código front-end, um servidor PHP, um servidor de e-mails falso com Mailhog e um servidor
para banco de dados com MySQL.
A arquitetura também foi pensada isolando a aplicação back-end em Repositories,
Services, com o Service Mail para envio de e-mail, e Builder além da estrutura padrão do Laravel,
testes automatizados unitários e de feature foram criados, no front-end as requisições HTTP foram
separadas na camada de serviço com o axios, tem uma camada de validação com regex e os componentes
visuais foram isolados.
É um projeto Overkill, ou seja, tecnologia em exagero para um simples formulário
de contato, mas como dito, foi um projeto usado para demonstrar o meu conhecimento com as tecnologias
usadas ao mesmo tempo que eu desenvolvia a proposta do teste da empresa, num senário real a escolha de
tecnologias seria mais sensata.
Esse é um projeto com fins de estudo e aprendizado apenas.
Um skeleton é um literalmente um esqueleto de projeto pré-definido que permite você
baixar
e usar sem se preocupar com toda a configuração e arquitetura do projeto.
Ferramentas como o Laravel já trazem isso pronto e, para projetos mais específicos é
mais
recomendável o projeto ser estruturado manualmente do que usar um skeleton pronto, por isso esse
projeto
não foi desenvolvido para fins de uso em projetos.
O ponto forte aqui foi estudar sobre arquitetura de software, existe muito mais do que
escrever um código que executa uma instrução para o computador.
Esse projeto possui uma configuração pré-pronta para um ambiente com Docker com um
módulo
para testes automatizados e variáveis de ambientes pré-configuradas.
Além disso ele possui uma arquitetura desacoplada e que foca no princípio D do
SOLID, Dependency Inverse Principle - Princípio da Inversão de Dependência, o que também
permite
o uso da Arquitetura Hexagonal nesse projeto, usando do recurso de injeção de dependência implementado
no Slim Framework é possível criar camadas adicionais na aplicação que aqui são chamadas de
Services e que se comunicam com o core da aplicação através de interfaces, esse desacoplamento
permite a realização de testes unitários, uma melhor organização e uma arquitetura mais limpa além de
permitir a criação de dublês de testes apenas criando classes que implementem as respectivas
interfaces.
O Code Easy Raffle é o software de sorteio da Code Easy, um software simples, usado para
fins
didáticos
e, quem sabe, para futuros sorteios que possam surgir na Code Easy.
Este software foi construído para demonstrar um exemplo simples de React com TypeScript
e
também de Sistemas Distribuídos, já que no diretório src/services/
é
possível desenvolver módulos que permitem a integração com qualquer sistema ou fonte que provenha os
dados para o sorteio (APIs REST, GraphQL, CSV, JSON, ...).
Um protótipo de um sistema feito em React que tem como objetivo criar um temporizador
para
apresentações.
É possível definir o título da apresentação, tempo da apresentação, tempo das mensagens
de
aviso, uma mensagem de aviso e uma mensagem quando o tempo finaliza.
Assim o apresentador pode ter o controle do seu tempo de apresentação.
Um projeto de estudo e aprendizado para ver como funciona a biblioteca Phinx, utilizada
para criar um
módulo de migração para o banco de dados com PHP usando como base de teste o SGBD SQLite3.
Desenvolvimento de uma plataforma OTT (Over The Top) whitelabel para outros clientes
usarem,
é como criar uma Netflix personalizada para outros clientes, só que com variedades de conteúdos, live
de
show, de jogos de futebol, cursos, videos, entre outros.
O meu trabalho principal focava no desenvolvimento de um sistema Laravel monolítico e
outro
sistema tendo o Laravel com uma API REST, um front-end com NextJS e TypeScript, testes automatizados,
sistema de cache com Redis, integração com APIs de outros sistemas internos e externos e tendo um
sistema
de CI/CD para cada publicação em ambientes de staging, develop e production.
Mais informações não serão divulgadas por questão de sigilo com relação a informações
internas da empresa e alguns projetos internos.
A Next é uma empresa de tecnologia, um dos seus setores funciona como uma fábrica de
software.
O meu trabalho focava em desenvolvimento de aplicações web com React e Laravel, as vezes
com
API e SPA, as vezes com sistemas monolíticos, manutenção em sites wordpress e desenvolvimento de sites
institucionais e landing pages.
Mais informações não serão divulgadas por questão de sigilo com relação a informações
internas da empresa e alguns projetos veiculados a respectivos clientes da empresa.
A Object1ve é uma empresa de operação de publicidade digital, um dos seus serviços tem o
foco na gerenciamente e na veiculação de anúncios através de sites para seus clientes.
O meu trabalho focava em desenvolver scripts em Python para automatizar o processo de
gerenciamento de anúncios integrando com APIs do antigo DFP (Doubleclick For Publishers), hoje
conhecido
como Google AdManager, e desenvolver aplicações em Laravel e React para uso interno da empresa.
Mais informações não serão divulgadas por questão de sigilo com relação a informações
internas da empresa e alguns projetos internos.
Um jogo arcade de nave de exploração espacial com estilo pixel art, para computador e
smartphones android desenvolvido na Godot Engine4.1 Standard.
Ainda está em desenvolvimento.
O objetivo é destruir rochas espaciais e acumular pontos o máximo possível até ter a
nave
destruída por alguma rocha, um placar marcará as pontuações para que o jogador possa visualizar depois
as
melhores pontuações.
Tic-tac-toe, conhecido por nós brasileiros como Jogo da Velha, foi o meu primeiro jogo
desenvolvido com um estilo pixel art.
O jogo já foi finalizado, mas foi desenvolvido apenas como um caso de estudo e de
aprendizado, por isso não possui uma versão final compilada.
Caso queira usar o mesmo só é necessário baixar a versão 4.0 Standard da Godot
Engine,
abrir o projeto e executar com F5.
Vale ressaltar que, caso queira fazer a própria build ele foi pensado para dispositivos
móveis, então você pode fazer a build para android, para iOS em teoria é possível, mas ainda não foi
testado.